Feliz 2018 com uma nova receita!
Foto: arquivo pessoal
Embora eu goste de sardinha, não sou fã de fazer em casa porque gosta dela frita e fica a casa toda cheirando. Mas tem outra forma que eu gosto de comê-la, só que dá mais trabalho de prepará-la. Só faço se tiver tempo, como num final de semana em que estou em casa.
Elas são assadas num molho tipo shoyu, parecido com teriyaki.
Comprei as sardinhas limpas (comprei 8 aqui) e já sem os espinhos na feira. Aqueles espinhos centrais devem ser retirados, então, ao prepará-las, eu soltei cada parte delas e tirei os espinhos maiores e visíveis.
Sequei as sardinhas em papel toalha e arrumei-as numa forma untada para levar ao forno. Cobri com um molho preparado pronto, desses que se compra pra fazer caldo de somen, molho de yakisoba, etc. Utilize uma medida deste caldo e a medida de água indicada na embalagem como se estivesse preparando o caldo para qualquer outra coisa. Se você tiver alho e gengibre e curtir, coloque no molho também, ajuda a dar sabor.
Depois de mais ou menos meia hora, tire o que sobrou do molho e reduza pela metade. Separe uma ou duas colheres desse molho e deixe reservado. Asse por mais uns 30 minutos. O ponto da sardinha é quando o molho já está bem reduzido. Os espinhos que restaram estarão bem molinhos. Jogue, ao servir, o molho que havia separado por cima das sardinhas já prontas.
Como é um prato tradicional, claro, sirva com gohan e os acompanhamentos que quiser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário