Testado para o Natal de 2014
Fiquei de fazer a resenha da ceia de Natal que encomendei da Taste and See, então, vamos lá!
A ceia que encomendei foi para 8 pessoas. Estávamos em 7 e sobrou comida para mais 5 pelo menos.
O preço da ceia é excelente, principalmente considerando o trampo que dá fazer tudo em casa. Encomendei bem antes e no dia 24 fomos buscá-la.
Petiscos: foram 2 opções. Metade dos petiscos eram pastéis recheados (pastéis de massa integral assados recheados com carne vegetal de jaca verde) e a outra metade era de croquete de batata com carne vegetal (croquete de batata empadado assado com carne vegetal assado).
Saladas: 2 opções também. Eu escolhi salpicão de legumes (mix de legumes cozido á vapor , temperado com maionese caseira vegetal) como uma das opções e a outra opção escolhi couscous marroquino ao curry (coucous marroquino com legumes ao tempero curry). Mas ainda havia a opção de colesaw (salada de repolho com passas).
Pratos principais: foram 2 opções também. Optei por bacalhoada vegana (bacalhoada veggie regada de azeite de peixe vegano de tofu, batata, tomate, cebola, pimentão e azeitonas) e carne vegetal ao molho madeira (carne vegetal de soja assada ao molho madeira). Também tinha a opção de paella vegana (paella vegana com aspargos, couve flor, cenoura, tomate, ervilha, açafrão e arroz especial). Confesso que foi difícil a escolha.
Acompanhamento: 2 opções. Daqui ficamos com arroz 7 grãos (mix de linhaça, lentilha, arroz integral, semente de girassol, arroz vermelho, gergelim e quinoa) e legumes salteados (mix de legumes com especiarias). A outra opção que restou foi farofa crocante (farofa de carne vegetal com farinha de mandioca).
A ceia em si tinham essas opções. Acabei escolhendo também uma sobremesa, que é apartada da ceia.
Dentre as opções para sobremesa, fiquei com o bolo de frutas com chantilly vegano (bolo de massa integral recheado com frutas e creme patisserie e coberto de chantilly vegano). Mas você ainda podia escolher entre torta de morango e trufas de chocolate (torta de massa de aveia e especiarias recheada com morango e chia coberta de trufa de biomassa de cacau) ou torta de limão (torta de massa de aveia e especiarias coberta de creme de limão e biomassa, salpicada com raspas de limão).
Agora o mais importante: para quem não está acostumado, preciso confessar que a ceia em si, se falarmos o que são os pratos, não dá água na boca de vontade de comer. Porém, os pratos tem um visual muito bonito e são muito saborosos. Os petiscos estavam deliciosos. O couscous eu achei bem leve. Os legumes fazem muito meu gosto. A carne já não curti tanto porque achei o molho madeira um pouco azevedo pro meu gosto e a bacalhoada eu já tinha provado antes, é bem leve. O salpicão parece uma maionese normal, exceto porque não leva nada de animal.
O bolo tem recheio e frutas que ajudam muito, mas a massa achei meio seca. Eu que gosto dos bolos estilos japoneses, bem fofos, foi meio difícil terminar ele... risos.... ficou a função para o marido acabar.
Se eu encomendaria no ano que vem? Acho que não. Fiquei com vontade de provar outras ceias prontas. Mas pensar que não comi nenhum animal, embora eu não consiga largar as carnes em geral, me fez ficar um pouco mais contente. Mudar hábitos sempre é muito difícil e eu sei que não vou conseguir de uma hora pra outra. Mas estar aberto a novas experiências também pode não ser tão ruim quanto a gente imagina.